← Back Published on

Formas de aplicação de Insulina

A autoaplicação da insulina ainda é um tabu muito grande entre a população e o maior medo entre pessoas com diabetes, principalmente para os recém - diagnosticados. A aplicação diária pode assustar, mas, nada que treino, dedicação, disciplina e vontade não possa resolver e acabar com esse receio.

O importante é que a prática se torne parte de uma rotina, isso é fundamental. No caso, a recomendação médica é que a insulina seja injetada no tecido subcutâneo, ou seja, na camada de gordura que fica logo abaixo da pele.

Isso porque, se a agulha atingir o músculo, a insulina será absorvida muito mais rápido, sem falar na dor que será muito maior. Para o tratamento ser mais efetivo, a injeção necessita ser mais superficial, para o hormônio ( a insulina) ficar mais tempo na pele, afetando seu início de ação e a duração no organismo.

Lembrando que o tamanho e a espessura das agulhas é crucial para a efetividade da ação e também para a forma de manuseio na hora da aplicação. Dependendo do tamanho, os profissionais da saúde orientam fazer o que é chamado de prega subcutânea e inserir a agulha em um ângulo de 90 graus. Por outro lado, agulhas de 4 mm e 5mm, não é necessário prega e a única recomendação é que a injeção seja feita também em um ângulo de 90 graus.

Por isso, aprender a técnica correta de aplicação faz parte do tratamento. Caso contrário, o paciente corre o risco de apresentar grave descontrole glicêmico.
Como fazer a prega corretamente

Antes de falar sobre as seringas, é importante entender quais são as etapas para fazer uma prega corretamente. São elas:

Passar o álcool 70% com um movimento único no local escolhido para aplicação
Fazer uma prega subcutânea utilizando apenas os dedos polegar e indicador
Manter uma pequena distância do ponto de aplicação e inserir a agulha com um movimento rápido
Empurrar o êmbolo (ou botão no caso de caneta) para injetar a insulina
Esperar 5 segundos no caso de seringa e 10 segundos no caso de canetas antes de retirar a agulha da pele e, em seguida, soltar a prega subcutânea

Vale ressaltar que o ângulo de 90 graus não será o indicado para todos os locais do corpo. A área tem menos gordura, o ângulo deve ser feito em 45 graus para evitar injeção intramuscular. Peça ajuda para o profissional de saúde, que poderá determinar o melhor ângulo para cada caso.

O local mais comum de aplicação é o abdômen, assim como a parte traseira superior dos braços, as nádegas e a lateral exterior das coxas. Porém, é muito importante fazer um rodízio dos locais, principalmente quem usa insulina três ou mais vezes por dia. Usar a mesma área por muito tempo pode provocar caroços ou depósitos de gordura extra, formando assim nódulos. Se isso acontecer, não é apenas uma ferida, na verdade pode atrapalhar a absorção da insulina e dificultar o controle glicêmico.

H2 - Seringas - Prega para punção

1 - A limpeza antes é de extrema importância, então passe o álcool 70% com um movimento único no local escolhido para fazer a aplicação. Espere secar uns minutos.
2- Segure no corpo da seringa, como se fosse um lápis, faça a prega subcutânea. Mantenha uma pequena distância do ponto de aplicação e introduza a agulha com um movimento rápido.
Uma dica é utilizar um apoio para fazer a prega, assim fica mais firme e fácil de fazer.
3 - Logo depois, injete a insulina pressionando o êmbolo de forma contínua, aguarde pelo menos 5 minutos com a agulha no subcutâneo para que tenha a garantia de que toda a insulina foi aplicada.
4 - Primeiro solte a prega e depois retire a agulha em um único movimento. Se ocorrer sangramento, faça uma leve pressão no local por alguns segundos. Comportamento similar quando é feito exame de sangue. Não massageie.
5 - Agora é só descartar a seringa em um recipiente com paredes rígidas, boca larga e tampa. Não jogue em qualquer lugar, é preciso levar no posto de saúde mais próximo para entregar aos profissionais.

H2 - Canetas - Prega para punção

Esses passos são os mais comuns no uso de todas as canetas de insulina. Mas, é sempre de bom tom consultar as instruções de uso do fabricante.

1- Lave e seque as mãos. Separe a caneta com o medicamento, a agulha BD Ultra Fine e o álcool 70%.

2- Movimente levemente a caneta, por no mínimo 20 vezes, deixando homogênea a insulina, de aspecto leitoso, para garantir a ação correta do medicamento.
3 - Limpe o local que será acoplada a agulha e espere secar.
4- Remova o lacre da agulha e rosqueie na caneta.
5- Selecione a dose prescrita, retire os protetores externo e interno.
6- Limpe o local da aplicação com álcool 70%
7- Faça a prega subcutânea se for o indicado. Introduza a agulha, injete o medicamento e aguarde no mínimo 10 segundos com a agulha no subcutâneo.
8- Remova a agulha da caneta usando o protetor externo
9- E finalmente, descarte a agulha em um recipiente da mesma forma que as seringas e leve a um posto de saúde próximo.

Além de como aplicar, as canetas necessitam atenção em alguns pontos importantes. Nunca carregue a caneta com a agulha acoplada, isso pode alterar a precisão da dose do hormônio. Além disso, é comum ocorrer o vazamento de insulina, interferindo na ação final do hormônio.

Também é importante não levar a caneta em locais com bruscas diferenças de temperatura e nunca reutilizar as agulhas. E se não pode reutilizar, do mesmo modo não pode usar a mesma caneta em duas ou mais pessoas.

H2 - Bomba de insulina:

Neste caso, são utilizados dispositivos eletrônicos pequenos e portáteis que oferecem uma insulina de ação rápida e contínua, através de um pequeno tubo e uma cânula, conhecido como conjunto de infusão, colocada sob a pele. Tudo isso é conhecido como bomba de insulina.

Existem duas maneiras de administrar a insulina;
- A contínua, por 24 horas, que serve para controlar a glicemia entre as refeições e durante o sono, chamada de insulina basal. A taxa de infusão basal varia entre os pacientes e também ao longo do dia. É imprescindível que a dose seja definida pelo médico que irá basear o cálculo na idade, alvo glicêmico, sensibilidade, comportamento da glicemia, e etc.

- E a bolus alimentar no momento das refeições, devido a elevação da glicemia após consumo, especialmente de carboidratos. Neste caso, é necessário administrar dose adicional de insulina. Aqui, a quantidade de insulina nas refeições será baseada na quantidade de carboidratos contada pelo paciente que por sua vez, irá se basear na relação insulina-carboidrato que foi orientada pelo médico.ck to edit the article content or add new blocks...